A carregar Espetáculos

Espetáculos

Música

Nielsen | Schubert

Orquestra Académica Metropolitana
Joana Neves (solista)
17 de outubro . domingo . 17h00

Concerto da Orquestra Académica Metropolitana, com a solista Joana Neves (clarinetista e vencedora da 10.ª edição do Prémio Fundação INATEL), sob direção do maestro Jean-Marc Burfin e/ou alunos da licenciatura em Música da ANSO.

Sobre o reportório

O nome de Carl Nielsen ainda é relativamente desconhecido da generalidade das pessoas. É, todavia, um dos compositores mais importantes entre aqueles que protagonizaram a transição do século XIX para o século XX, altura em que se fez sentir uma mudança profunda de estilos e linguagens no panorama musical europeu.

Entre as obras mais importantes que nos deixou, contam-se seis sinfonias, duas óperas e inúmeras canções inspiradas em melodias tradicionais.

Mas aquelas que melhor distinguem o seu legado foram escritas mais perto do final da vida. É o caso da curta elegia para cordas com que em 1910 homenageou o pintor Oluf Hartmann e, sobretudo, o impetuoso Concerto para Clarinete, de 1928.

A estas duas, junta-se aqui a sinfonia em que Franz Schubert se deixou contagiar pela popularidade de Gioachino Rossini.

Destaca-se o último andamento, um verdadeiro jorro de imaginação e criatividade.

Covid-19 | Plano de Contingência do Fórum Municipal Luísa Todi

Detalhes

Data:
17 Outubro
Hora:
17:00
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: 7 € Plateia , 5 € Balcão

SINOPSE: Concerto da Orquestra Académica Metropolitana, com a solista Joana Neves (Clarinete , Vencedora da 10.ª edição do Prémio Fundação INATEL)

PREGRAMA DETALHADO:

Carl Nielsen (1865-1931)
No Funeral de um Jovem Artista (1910)
5 min.
Carl Nielsen – Concerto para Clarinete e Orquestra, Op. 57 (1928)
24 min.

I. Allegretto un poco
II. Poco adagio
III. Allegro non troppo
IV. Allegro vivace

Franz Schubert (1797-1828)
Sinfonia N.º 3, em Ré maior, D. 200 (1815)
24 min.

I. Adagio maestoso - Allegro con brio
II. Allegretto
III. Minuetto: Vivace - Trio
IV. Presto vivace

OUTRAS INFORMAÇÕES: M/6 , Duração aproximada de 60 minutos. Os eventos do Fórum Luísa Todi encontram-se sem lugares marcados para permitir o alargamento da lotação, de acordo com o levantamento das restrições, no cumprimento do plano de contingência da sala de espetáculos contra a covid-19 e das normas da autoridade de saúde.

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados