A carregar Espetáculos

Espetáculos

Música

María de Buenos Aires

5 de outubro . terça-feira . 21h30

“María de Buenos Aires” é um espetáculo teatral/musical — o primeiro no género de ópera-tango de Astor Piazzolla — com libreto de Horacio Ferrer, poeta uruguaio-argentino que escreveu também poemas para vários tangos de Piazzolla.

O enredo, complexo e com laivos surrealistas, desenvolve-se ao longo de 17 quadros, alternando entre secções cantadas, recitadas ou exclusivamente instrumentais, onde acompanhamos a vida, morte, ressurreição e maternidade de María. A protagonista deambula entre personagens típicos e cenas do quotidiano da capital argentina, cruzando-se com um poeta narrador, que é também um duende, várias marionetas sob seu controle e um circo de psicanalistas.

María e a sua sombra são a representação de Buenos Aires, associadas ao tango, à vida das ruas e da noite. Mas a personagem encerra em si múltiplas leituras e surge frequentemente associada tanto à Virgem Maria e a Jesus Cristo, como à condição feminina.

A obra estreou na Sala Planeta, em Buenos Aires, a 8 de maio de 1968. O próprio compositor classificou-a de “Operita”, que poderemos considerar “de Câmara”, e é apresentada com um efetivo de onze instrumentistas, dois cantores solistas (uma soprano e um barítono), um recitante e um grupo coral de pequeno formato (com quatro a seis elementos), também recitante.

Detalhes

Data:
5 Outubro
Hora:
21:30
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: 15 € Plateia , Bilheteira online

SINOPSE: Ópera de câmara de duas partes, estreada em 1968 e que mistura, pela primeira vez, os géneros de ópera e tango.

AUTORIA: Astor Piazzolla (1921 - 1992)

LIBRETO: Horacio Ferrer (1933 - 2014)

CO-PRODUÇÃO: Cistermúsica / Município Castelo de Branco / Centro Cultural de Belém / Município de Setúbal

FICHA ARTÍSTICA: Ana Ester Neves (soprano solista), Christian Luján (barítono solista), Guido Lisioli (recitante solista), Ana Beatriz Manzanilla (primeiro violino), Francisca Fins (segundo violino), Pedro Muñoz (viola), Carolina Matos (violoncelo), Pedro Wallenstein (contrabaixo), Katherine Rawdon (flauta), Elizabeth Davis (percussão), Guilherme Melo (bateria), Mário Delgado (guitarra), Martín Sued (bandoneón), Janice Iandritsky, Bárbara Faustino e Zé Bernardino (dança e coro recitante), Janice Iandritsky (coreografia), Eduardo Stupia (audiovisual), Duilio Fonda (ilustração), Daniel Schvetz (piano e direção musical)

OUTRAS INFORMAÇÕES: Os eventos do Fórum Luísa Todi encontram-se sem lugares marcados para permitir o alargamento da lotação, de acordo com o levantamento das restrições, no cumprimento do plano de contingência da sala de espetáculos contra a covid-19 e das normas da autoridade de saúde.

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados