A carregar Espetáculos

Espetáculos

Música

Cem Anos do Nascimento de Alfred Reed (1921-2005)

Concerto de Natal
Orquestra de Sopros Metropolitana
17 de dezembro . sexta-feira . 21h00

Programa da Orquestra de Sopros Metropolitana que celebra o centésimo aniversário do nascimento do compositor e maestro norte-americano Alfred Reed, reunindo obras que evidenciam algumas das suas principais referências, tais como Brahms, Rimsky-Korsakov, Bartók, Dvořák e músicas de tradição popular.

“El Camino Real” baseia-se em séries de progressões harmónicas que são bem conhecidas dos guitarristas de flamenco. A primeira secção é uma dança chamada Jota, ao passo que a segunda deriva do Fandango.

Por sua vez, as “Canções de Natal Russas” integram melodias litúrgicas, cânticos de Natal e temas originais compostos no espírito da quadra.

A música instrumental não é admitida nos ritos da Igreja Ortodoxa, pelo que a voz assume total protagonismo. Assim, cada nota que se ouve nesta obra, cada ritmo, cada inflexão melódica, harmónica ou rítmica, independentemente da textura ou do tempo, tudo se molda nas entoações vocais.

Por fim, juntam-se aqui duas suítes de danças, género intrinsecamente ligado à evolução histórica da música instrumental. São, neste caso, baseadas em canções tradicionais arménias, recolhidas por Gomidas Vartabed (1869-1935), fundador da Música Clássica Arménia.

Detalhes

Data:
17 Dezembro
Hora:
21:00 - 22:30
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: 7 € Plateia . 5 € Balcão

SINOPSE: Concerto de Natal da Orquestra de Sopros Metropolitana, dedicado ao centenário do nascimento do compositor e maestro Alfred Reed

MAESTRO: Reinaldo Guerreiro

PREGRAMA DETALHADO:

Alfred Reed (1921-2005)

El Camino Real (1984-1985)
10 min.
Danças Arménias (1.ª Parte) (1972)
12 min.

I. Tzirani Tzar (O Pessegueiro)
II. Gakavi Yerk (A Canção da Perdiz)
III. Hoy, Nazan Eem (Hoy, meu Nazam)
IV. Alagyaz (Alagyaz; Região Montanhosa da Arménia)
V. Gna, Gna (Vai, Vai)

Canções de Natal Russas (1944)
16 min.
Danças Arménias (2.ª Parte) (1976)
19 min.

I. Hov Arek (A Invocação do Camponês)
II. Khoomar (Dança de Casamento)
III. Lorva Horovel (Canções de Lorri)

OUTRAS INFORMAÇÕES: Em virtude das novas medidas sanitárias para contenção da propagação da pandemia de covid-19 impostas pela Direção-Geral de Saúde, o acesso a eventos e espetáculos no Fórum Municipal Luísa Todi depende da apresentação de certificado digital covid-19 da União Europeia ou comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias ou comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo. As crianças até aos 11 anos não necessitam de apresentar certificado digital ou teste negativo. O uso de máscara é obrigatório.

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados