A carregar Espetáculos

Espetáculos

Teatro

Caim ou A Divina Cegueira

Teatro Estúdio Fontenova
11, 12, 15, 16, 17, 18 e 19 de novembro . 21h00
Dia 13 . 16h00
Dia 14 . 15h00 (sessão para escolas)
Dia 20 . 16h00

Teatro Estúdio Fontenova

Em “Caim”, Saramago narra com ironia e sarcasmo uma versão crítica dos episódios do Antigo Testamento. Caim, o primeiro dos assassinos, deriva solitário pelo tempo e pelos povos, questionando o dogma religioso que tudo justifica, e confrontando diretamente o Deus bíblico ancestral, negligente e impiedoso. Em ambos se assomam as imperfeições da natureza humana.

Levamos agora esta história ao palco pela primeira vez em Portugal. Sujeitámo-nos a horas de debate sobre o livro, o autor, a política, a religião e a fé. Seguiram-se ponderações inadiáveis sobre o cartaz, a sinopse, o cenário, os figurinos, a música e a interpretação. Porque é “Caim” uma obra tão revolucionária hoje? O que podemos nós acrescentar às palavras de Saramago? Como pode o humor ser a coisa mais séria do mundo?

Tal como Deus e Caim, a única coisa que sabemos é que continuámos a discutir, e que a discutir estaremos ainda… até ao fim dos tempos. Hoje pensar é um ato revolucionário. Pensemos!

Sinopse

A partir da obra “Caim”, de José Saramago, é criado um espetáculo com o título “Caim ou a Divina Cegueira”. Em “Caim”, Saramago dá-se à liberdade de narrar, a seu bel-prazer, episódios do Antigo Testamento, sublinhando o perfil menos recomendável do Deus bíblico ancestral. Caim, o primeiro dos assassinos, adquire protagonismo num diálogo direto com Deus, em doses copiosas de ironia e sarcasmo, com que Saramago os retrata, munidos de todas as imperfeições da humana natureza. Ao dar à cena este espetáculo, homenageamos esta figura maior da criação literária, é conveniente não cair na tentação de considerar este Deus uma criação humana, ou sequer reforçar a narrativa do uso do nome de Deus para justificar jogos bélicos, ávidos de poder, de onde o divino se ausentou para parte incerta.

Detalhes

Data:
20 Novembro. 2022
Hora:
16:00 - 17:00
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES:  8 € Bilhete normal .  6 € Estudantes, desempregados, menores de 25, maiores de 65 e profissionais do espetáculo . Bilheteira Online
SINOPSE: Espetáculo baseado na obra de José Saramago e inserido nas Comemorações do Centenário de José Saramago.
TEXTO: A partir da obra “Caim” de José Saramago
DRAMATURGIA: Armando Nascimento Rosa e José Maria Dias
ENCENAÇÃO: José Maria Dias
ASSISTÊNCIA E ENCENAÇÃO: Rosa Dias
COCRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Clara Passarinho, Fábio Vaz, Graziela Dias, João Mota, Patrícia Paixão, Sara Túbio Costa, Tiago Bôto e Wagner Borges
CENOGRAFIA: José Manuel Castanheira
DESENHO DE LUZ: José Maria Dias e Rosa Dias
APOIO AO MOVIMENTO: Iolanda Rodrigues
FIGURINOS: Maria Luís
MÚSICA: Jorge Salgueiro
SONOPLASTIA: Emídio Buchinho
FOTOGRAFIA: Helena Tomás
VÍDEO INTEGRAL E TEASER: Bere Cruz
DESIGN DE COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA: Tomás Anjos Barão
AGRADECIMENTOS: Elsa Mouzinho, FISIC-Centro de Medicina Física Doutor Rui de Moura e Gertrudes Félix
OUTRAS INFORMAÇÕES: M/16. 100 minutos de duração

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados