A carregar Espetáculos

Espetáculos

Teatro

“Arte”, de Yasmina Reza

3 de outubro . 21h00

Três amigos, um quadro branco e um conflito inesperado: “Arte”, de Yasmina Reza, estreia no Teatro Maria Matos, em setembro, com encenação de António Pires e interpretações de Cristóvão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo.

O espetáculo é um retrato perspicaz e surpreendente, com sentido de humor, sobre as amizades adultas, o ego e a dificuldade em aceitar diferentes pontos de vista.

Uma história de amizade que se vê abalada por algo aparentemente simples: a compra de um quadro totalmente branco, com riscas brancas, assinado por um aclamado artista contemporâneo. Sérgio decide comprar o quadro. Marco não consegue esconder a incredulidade. Ivo tenta, sem grande sucesso, ser o conciliador. O que poderia ser apenas uma divergência de gostos rapidamente se transforma numa batalha de egos, ressentimentos e revelações hilariantes. Entre gargalhadas, silêncios e tensões, revela-se o lado mais imprevisível da amizade.

Desde a estreia em Paris, em 1994, “Arte” tornou-se um fenómeno internacional.

A partir da resistência dos amigos perante as divergências de opinião sobre um tema muito específico, “Arte” abre caminho a um diálogo em torno da aceitação da diferença e da pluralidade de formas de ver e sentir a arte — e de olhar para o mundo, para os outros e de os aceitar. Um quadro em branco é o ponto de partida para um espetáculo que propõe uma reflexão sobre a amizade e a forma como nos relacionamos. A força e a atualidade do texto residem precisamente na sua intemporalidade: ao abordar questões humanas universais — o conflito, a empatia e a subjetividade do gosto — continua a ressoar junto do público e a fomentar a reflexão sobre estes temas, sempre com muitas gargalhadas à mistura.

Detalhes

Data:
3 Outubro
Hora:
21:00 - 22:30
Categoria de Espetáculo:

Other

Barra lateral

BILHETES: 18 € . Bilheteira Online
SINOPSE: Um quadro branco desencadeia um confronto inesperado entre três amigos, revelando, com humor, as fragilidades, os egos e a complexidade das relações humanas.
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Yasmina Reza
ENCENAÇÃO: António Pires
TRADUÇÃO: Ana Sampaio
CENÁRIO: F.Ribeiro
BANDA SONORA: Carincur
FIGURINOS: Dino Alves
DESENHO DE LUZ: Rui Seabra
ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO: Rui Lopes
PRODUÇÃO: Força de Produção
COM: Cristovão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados