
Punhos de Farinha
XXVI Festa do Teatro
Aedo Teatro
23 de agosto . 22h00

XXVI Festa do Teatro
Aedo Teatro
23 de agosto . 22h00
“Punhos de Farinha” é uma obra que reflete sobre racismo, homofobia, violência e masculinidade. O que é violência? O que diferencia um homem de outro? O que significa ser um homem?
O monólogo apresenta duas histórias nas quais conhecemos, paralelamente, a do personagem ligado ao mundo do boxe e da cultura cigana: por um lado, a história real de Rukeli, o boxer e cigano alemão que desafiou o próprio Hitler na época da Alemanha nazi, e, por outro, conheceremos Saúl, um jovem cigano que, na Espanha rural dos anos 80, procura a sua identidade e confronta a sua família.
“Punhos de Farinha” é a história de como Rukeli, Saúl e outros ciganos lutaram, resistiram, assassinaram e sobreviveram ao Holocausto e à sociedade, mas é também a história de como alguns homens se esforçam para se enquadrarem no conceito ideal de “homens verdadeiros”, num contexto que os rejeita por causa da sua etnia, cultura ou orientação sexual.
Espetáculo recomendado pela Rede Espanhola de Teatro
Prémio de Teatro 2019 para Autor Expresso da Fundação SGAE, Finalista dos Prémios Max 2021, Prémio Nazario 2020 para o Festival do Sul da Europa “Cultura com Orgulho”