A carregar Espetáculos

Espetáculos

Música

TRAGÉDIA E PAIXÃO

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
DIA 10 MAI . SEXTA . 21h00

A Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Mykola Dyadyura e com António Rosado ao piano, interpreta obras de Rachmaninov e Tchaikovsky que provocam emoções intensas.
Quantos resistem ao êxtase lacerante das melodias do 2.º Concerto para Piano de Rachmaninov ou da Sinfonia Patética de Tchaikovsky?
As emoções e o despojamento expressivo destas obras espelham-se em episódios da nossa vida e tornam difícil não serem interpretadas como revelações autobiográficas dos compositores.
O concerto para Piano N.º 2, Op. 18 de Rachmaninov conta-se entre os mais populares de sempre, mas está associado à estreia desastrosa da sua 1.ª Sinfonia.
A subsequente depressão forçou-o a uma Terapia Auto-Sugestiva, repetindo diariamente para si mesmo “Vais começar a escrever o teu concerto… um concerto extraordinário”. Assim aconteceu, em 1901.
Já Tchaikovsky dedicou a 6.ª Sinfonia, com o título de “Patética”, a Vladimir Davydov, o sobrinho por quem sentia uma paixão intensa.
A obra estreou-se sob direção do próprio compositor, em 1893, apenas oito dias antes de uma morte inesperada e cujas circunstâncias ainda hoje motivam especulações. Explica-se, assim, o título que foi dado à obra. A palavra grega “Pathos” significa Paixão/Sofrimento.

Detalhes

Data:
10 Maio
Hora:
21:00 - 21:10
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: 15 € Plateia . 13 € Balcão
SINOPSE: A Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta obras de Rachmaninov e Tchaikovsky.
SOLISTA: António Rosado (piano)
MAESTRO: Mykola Dyadyura

© 2018 . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados