
Sol e Sombra
(Soleil et Ombre)
Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo
09 de outubro . 16h00
(Soleil et Ombre)
Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo
09 de outubro . 16h00
Sessão da edição 2022 do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo com o filme que retrata a história de Antonio de Baena, um famoso toureiro, que se apaixona por Juana, uma empregada de albergue, e por uma estrangeira que visita Espanha e que morre nas mãos da espanhola ciumenta.
“Sol e Sombra” (Soleil et Ombre) é uma fábula sombria sobre sexo e morte, a história de um triângulo amoroso entre um toureiro, uma camponesa e uma “mulher estrangeira”. Foi filmado em 1922 em Castela e Andaluzia. Musidora desempenha ambos os papeis: a camponesa Juana e a sua rival, uma escolha de casting inteligente para a usual virgem versus libertina, dando a entender que uma só mulher pode ter esta dualidade.
A música é de Gonçalo Simões, musicada ao vivo com direção musical do maestro Nuno Batalha, com as participações de Rita Malão (flauta transversal), Samuel Santos (violoncelo), Tiago Alexandre (guitarra), Gonçalo Simões (piano) e do Coro Feminino TuttiEncantus.
COMPOSITORES
Gonçalo Simões. Iniciou os estudos musicais na Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, na qual estudou particularmente com o professor António Menéres Barbosa, antes de ser admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, na Licenciatura em Piano, sob a orientação dos Professores Jorge Moyano e Olga Prats (Piano) e Fernando Fontes (Música de Câmara). Participou em diversas masterclasses e cursos de aperfeiçoamento, na área de piano com os professores Irina Vinogradova, Jörg Dëmus, Vitaly Margulis, entre outros. Em 2019 foi convidado a compor e tocar ao vivo a banda sonora para o filme “Shoes” na primeira edição do Film Fest, sendo músico e compositor assíduo neste evento.