A carregar Espetáculos

Espetáculos

Música

Sinfonia do Adeus

Orquestra Académica Metropolitana
V TEMPORADA SINFÓNICA DE SETÚBAL
DIA 16 MAR . SÁBADO . 21h00

A Sinfonia n.º 45 de Joseph Haydn, também intitulada de “Sinfonia do Adeus”, é música de protesto, um elegante protesto que pretendia convencer o príncipe Nikolaus a não obrigar a orquestra a permanecer mais tempo no Palácio de Eszterháza, em 1772, uma estadia que já se prolongava por longos meses e mantinha afastados os músicos das suas famílias.

Haydn consentiu em traduzir em música essa insatisfação. No decorrer do último andamento, os músicos terminam sucessivamente as suas partes e retiram-se do palco. No final, não resta ninguém em cena.

A “Sinfonia do Adeus” despede-se, neste caso, de um programa que também inclui obras de Albert Roussel e de Krzysztof Penderecki.

Do primeiro, é tocada uma curta suíte orquestral, de 1929, que ilustra bem os traços mais vincados do seu estilo. São três andamentos que nos conduzem por uma alvorada com o perfume do exotismo espanhol, pelo registo bucólico de uma pastoral e pelo ambiente jocoso dos bailes de máscaras parisienses.

Mais recentes, os dois andamentos da “Serenata de Penderecki” foram compostos separadamente, em 1996 e em 1997. Resultam da peculiar combinação entre expressividade pós-romântica e sonoridades modernistas, traço característico do estilo deste compositor polaco.

Detalhes

Data:
16 Março
Hora:
21:00 - 21:30
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: 7 € Plateia . 5 € Balcão
SINOPSE: A Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa interpreta obras de Penderecki, Roussel e a "Sinfonia do Adeus", de Haydn
PROGRAMA:
K. Penderecki, Serenata para Orquestra de Cordas
A. Roussel, Petite suite, Op. 39
J. Haydn, Sinfonia N.º 45, Sinfonia do Adeus
DIREÇÃO MUSICAL: Jean-Marc Burfin e/ou alunos do Curso de Direção de Orquestra da ANSO
OUTRAS INFORMAÇÕES: Concerto da V Temporada Sinfónica de Setúbal

© 2018 . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados