A carregar Espetáculos

Espetáculos

Música

ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANA

LES BARRICADES MYSTÉRIEUSES

DIA 21 MAR . SÁBADO . 21H00

Após um primeiro período criativo marcado pela influência do impressionismo musical do fin de siècle, o músico português Luís de Freitas Branco envereda por uma fase neoclássica, cujos frutos imediatos foram as sinfonias 1 e 2, de 1924 e 1926, respetivamente.

Deste modo, a segunda sinfonia desenrola-se num planeamento formal que se reconhece nos cânones da tradição clássica, mas sempre com discurso próprio.

A melodia de cantochão que a percorre é evocação íntima de um episódio familiar – a opção da irmã em tornar-se freira carmelita.

Antes disso, na primeira parte deste programa apresentado pela Orquestra Académica Metropolitana, a flauta destaca-se do tecido orquestral. Primeiro, imersa nos estados oníricos e contemplativos do Prelúdio à Sesta de um Fauno, de Claude Debussy, datado de 1894. Depois, em Les Barricades Mystérieuses, de Luca Francesconi, de 1989.

A composição de Luca Francesconi, artista associado da Temporada da Metropolitana 2019/2020, inspira-se na peça para cravo homónima publicada em 1717 por François Couperin.

Detalhes

Data:
21 Março
Hora:
21:00 - 21:10
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: Plateia 7 € , Balcão 5 €

SINOPSE: A Orquestra Académica Metropolitana apresenta interpreta “Les barricades mystérieuses”, de Luca Francesconi

DIREÇÃO MUSICAL: Pedro Neves

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados