
O Pai Tirano
DE ANTÓNIO LOPES RIBEIRO
CICLO “A HISTÓRIA RESUMIDA DO CINEMA PORTUGUÊS EM 22 FILMES”
SELEÇÃO DE FREDERICO CORADO
3 de outubro . 21h30
DE ANTÓNIO LOPES RIBEIRO
CICLO “A HISTÓRIA RESUMIDA DO CINEMA PORTUGUÊS EM 22 FILMES”
SELEÇÃO DE FREDERICO CORADO
3 de outubro . 21h30
O protagonista é Chico Mega (Ribeirinho), empregado de sapataria dos Grandes Armazéns do Grandella, que nutre uma grande paixão por Tatão (Leonor Maia), empregada na Perfumaria da Moda. Esta, por seu turno, é cortejada por Artur Castro (Arthur Duarte), um bon-vivant.
Como Tatão é uma fervorosa cinéfila, Chico esconde-lhe que é ator num grupo de teatro amador: os “Grandelinhas”, dirigidos pelo mestre José Santana (Vasco Santana). Do grupo fazem também parte Gracinha (Graça Maria), apaixonada por Chico, Dona Cândida (Luísa Durão), Lopes (Barroso Lopes), Seixas (Seixas Pereira), o contrarregra Machado (Armando Machado) e o ponto Pinto (Reginaldo Duarte). O grupo decide levar à cena a peça “O Pai Tirano ou o Último dos Almeidas”.
Tatão vai rejeitando os avanços de Chico até ao dia em que ela erroneamente se convence que Chico é o herdeiro rico de uma família aristocrata.
Ciclo “A História Resumida do Cinema Português em 22 Filmes”
Ciclo que pretende dar a conhecer de uma forma muito breve o percurso do cinema português nos últimos 126 anos, começando no cinema mudo até aos últimos filmes estreados em sala.
São focadas as décadas mais importantes do cinema português, os movimentos mais relevantes, alguns dos realizadores mais influentes e alguns dos filmes que mais marcaram a nossa cinematografia assim como algumas pérolas pouco vistas. E tudo apenas em 22 filmes.