A carregar Espetáculos

Espetáculos

Música

O Diabo nos Detalhes 

Orquestra Metropolitana de Lisboa
9 de maio . 11h00

 

As “Tentações de Santo Antão” são três painéis de madeira pintados a óleo por Jheronimus Bosch, por volta de 1500.

É uma obra carregada de símbolos que remetem, muito genericamente, para a tentação demoníaca e para a renúncia do pecado.

Mas um dos seus aspetos mais impressionantes é o modo como o grotesco serve a busca do autor para alcançar o belo e o sublime. Com efeito, o “discurso” estético percorre por vezes caminhos surpreendentes.

Nesse mesmo sentido, os músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa percorrem neste programa duas sinfonias de Joseph Haydn e a célebre sonata de Giuseppe Tartini “Trilo do Diabo”, aqui adaptada para a formação de violino e ensemble de cordas.

Diz a lenda que, certa noite, o Diabo aproximou-se de Tartini com um violino e começou a tocar uma música belíssima. O compositor apressou-se depois a escrever na pauta aquela melodia.

Já as sinfonias de Haydn preenchem dois outros painéis. A N.º 84 é chamada “In nomine Domini”. A N.º 44,  “Fúnebre”. Acha-se assim o diabo entre a luz e as trevas.

Detalhes

Data:
9 Maio
Hora:
11:00 - 17:00
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: 14 € Plateia . 12 € Balcão 

SINOPSE: A Orquestra Metropolitana de Lisboa interepreta a Sinfonia N.º 44, "Sinfonia Fúnebre", e a Sinfonia N.º 84, Hob.1/84, "In nomine Domini", de Haydn, e Sonata para Violino em Sol Menor, "Trilo do Diabo" (arranjos para violino e orquestra de cordas), de Giusepe Tartini.

DIREÇÃO MUSICAL E VIOLINO: Ana Pereira

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados