
Barbo, salvar Gaia rumo a Yod
Teatro Estúdio Fontenova
De 17 a 26 de novembro
Teatro Estúdio Fontenova
De 17 a 26 de novembro
“Barbo, salvar Gaia rumo a Yod”, um texto original escrito para o Teatro Estúdio Fontenova, de Armando Nascimento, é a nova produção do Teatro Estúdio Fontenova com encenação de José Maria Dias. Esta obra foi motivada pelo conto de ficção científica “Barbo”, de Natália Correia, publicado em 1968.
A extrema pertinência desta narrativa distópica da autora desafiou a companhia à criação deste espetáculo, “Barbo, salvar Gaia rumo a Yod”.
A emergência climática que vivemos, acompanhada pela crise de recursos vitais que sustentem a população humana, a disfunção das sociedades e a ameaça bélica de destruição à escala planetária, bem como a interrogação acerca de civilizações inteligentes algures no Cosmos, são realidades dos nossos dias que descobrem uma peculiar ressonância nesta fábula futurológica de Natália, escolhida para assinalarmos o centenário do nascimento da escritora.
Barbo é a pessoa escolhida para empreender uma viagem espacial ao encontro do planeta Yod, no coração da galáxia, habitado por uma cultura tecnologicamente mais avançada do que a humana, os yodetas, com os quais espera Barbo colher ensinamentos para combater a situação ambiental terrestre, que coloca em risco a sobrevivência humana na Terra.