
Manoel
“O Pintor e a Cidade”
“Douro, Faina Fluvial”
Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo
06 de outubro . 21h30
“O Pintor e a Cidade”
“Douro, Faina Fluvial”
Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo
06 de outubro . 21h30
Sessão de abertura da edição 2022 do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo com a exibição de dois filmes de Manoel de Oliveira, “O Pintor e a Cidade” e “Douro, Faina Fluvial”, com música e musicados ao vivo pelos Sensible Soccers.
“Manoel” resulta do trabalho da criação de duas novas bandas sonoras para dois filmes de Manoel de Oliveira. O Universo do cineasta e a forma como olhava o Porto – a sua cidade, tão bem retratada nestas obras – funcionaram como pauta para o ritmo e ambiente de uma série de composições que serão apresentadas em formato cine-concerto, em diálogo com os filmes. Este diálogo assume diferentes contornos ao longo do caminho: por vezes a música passeia no cinema, ao seu passo e no seu tempo, como vento pelas costas. Outras vezes invade-o, impondo uma nova leitura, qual vendaval hostil. A memória – desta feita, a da(s) cidade(s) – volta a ser mote fundamental.
“É aliás disso que eu gosto em geral no cinema: uma saturação de signos magníficos que se banham na luz da sua ausência de explicação. É por isso que eu acredito no cinema.”
(In: Manoel de Oliveira em conversa com Jean-Luc Godard, Libération, setembro de 1983)
COMPOSITORES
Sensible Soccers. Banda de André Simão, Hugo Gomes e Manuel Justo. Editam o seu primeiro EP em 2011, estreando-se também nas atuações ao vivo. Desde então a banda deu inúmeros concertos em palcos de todos os tipos, e eventos de projeção internacional, como o Primavera Club, Festival Vodafone Paredes de Coura, Boom Festival, Vodafone Mexefest, NOS Primavera Sound, Rock in Rio Lisboa. A sonoridade dos Sensible Soccers não é fácil de compartimentar. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas fazem conviver a eletrónica com instrumentos orgânicos, fugindo ao formato tradicional de canção e optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão.