A carregar Espetáculos

Espetáculos

Música

Manoel

“O Pintor e a Cidade”
“Douro, Faina Fluvial”
Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo
06 de outubro . 21h30

Sessão de abertura da edição 2022 do Film Fest –  Festival de Cinema Musicado ao Vivo com a exibição de dois filmes de Manoel de Oliveira, “O Pintor e a Cidade” e “Douro, Faina Fluvial”, com música e musicados ao vivo pelos Sensible Soccers.

“Manoel” resulta do trabalho da criação de duas novas bandas sonoras para dois filmes de Manoel de Oliveira. O Universo do cineasta e a forma como olhava o Porto – a sua cidade, tão bem retratada nestas obras – funcionaram como pauta para o ritmo e ambiente de uma série de composições que serão apresentadas em formato cine-concerto, em diálogo com os filmes. Este diálogo assume diferentes contornos ao longo do caminho: por vezes a música passeia no cinema, ao seu passo e no seu tempo, como vento pelas costas. Outras vezes invade-o, impondo uma nova leitura, qual vendaval hostil. A memória – desta feita, a da(s) cidade(s) – volta a ser mote fundamental.

“É aliás disso que eu gosto em geral no cinema: uma saturação de signos magníficos que se banham na luz da sua ausência de explicação. É por isso que eu acredito no cinema.”

(In: Manoel de Oliveira em conversa com Jean-Luc Godard, Libération, setembro de 1983)

COMPOSITORES

Sensible Soccers. Banda de André Simão, Hugo Gomes e Manuel Justo. Editam o seu primeiro EP em 2011, estreando-se também nas atuações ao vivo. Desde então a banda deu inúmeros concertos em palcos de todos os tipos, e eventos de projeção internacional, como o Primavera Club, Festival Vodafone Paredes de Coura, Boom Festival, Vodafone Mexefest, NOS Primavera Sound, Rock in Rio Lisboa. A sonoridade dos Sensible Soccers não é fácil de compartimentar. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas fazem conviver a eletrónica com instrumentos orgânicos, fugindo ao formato tradicional de canção e optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão.

Detalhes

Data:
6 Outubro
Hora:
21:30 - 22:30
Categorias de Espetáculo:
,

Outro

Barra lateral

BILHETES: 5 € , Bilheteira Online
SINOPSE: Sessão de abertura da edição 2022 do Film Fest com os filmes "O Pintor e a Cidade" e "Douro, Faina Fluvial", com música e musicados ao vivo pelos Sensible Soccers.
REALIZAÇÃO: Manoel de Oliveira
FILME: "O Pintor e a Cidade"
ANO: 1956
DURAÇÃO:  26 minutos
FILME: "Douro, Faina Fluvial"
ANO: 1931
DURAÇÃO:  21 minutos
OUTRAS INFORMAÇÕES: Site oficial www.festivalfilmfest.com

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados