A carregar Espetáculos

Espetáculos

Cinema

JOHNNY GUITAR

(JOHNNY GUITAR)
LAURO ANTÓNIO MASTERCLASS
DIA 7 DEZEMBRO . SEGUNDA-FEIRA . 21H00

Joan Crawford, uma das atrizes mais célebres de Hollywood e a principal vedeta do filme no papel de Vienna, abre um salão de jogos no Arizona, colado aos futuros caminhos-de-ferro, à volta dos quais sonha construir uma nova cidade.

A querer expulsá-la daquele território estão dezenas de fazendeiros da velha cidade, entre os quais Emma, interpretada por Mercedes McCambridge.

Para se proteger, a empreendedora requisita os serviços de Johnny Guitar Logan, antigo pistoleiro e seu ex-amante, protagonizado por Sterling Hayden, que trocou as armas pela guitarra. Mas nem mesmo ele impede o confronto entre as duas mulheres.

O envolvimento de Vienna com o assaltante de bancos Dancin’ Kid, será o rastilho do drama realizado por Nicholas Ray e produzido pelo Republic Pictures, um dos mais produtivos estúdios independentes da época clássica americana.

“Johnny Guitar” rompe com a iconografia masculina que domina os filmes western e coloca as mulheres como protagonistas nas lutas de afirmação simbólica, remetendo o homem e a masculinidade para o espaço da observação do acontecimento.

A película que se estreou na América a 27 de maio de 1954, e na Europa no ano seguinte, é uma das mais célebres da década de 50 do cinema americano.

Foi também um dos filmes da vida de João Bénard da Costa, que confessou ter visto 68 vezes, entre 1957 e 1988.

 

Plano de Contingência do Fórum Municipal Luísa Todi Covid-19

Detalhes

Data:
7 Dezembro
Hora:
21:00
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

EVENTO CANCELADO

BILHETES: Entrada livre
SINOPSE: Western centrado na figura de uma mulher, dona de uma casa de jogo e bebidas nos confins do Arizona, acusada de assassinato e roubo por tentar ajudar um membro de um gang.
REALIZAÇÃO: Nicholas Ray
ARGUMENTO: Philip Yordan, baseado na obra de Roy Chanslor
PRODUÇÃO: Republic Pictures
ELENCO: Joan Crawford, Sterling Hayden, Mercedes McCambridge, Scott Brady, Ward Bond, Ben Cooper, Ernest Borgnine, John Carradine, Royal Dano, Frank Ferguson, Paul Fix, Rhys Williams, Ian MacDonald.
GÉNERO: Drama, Western
CLASSIFICAÇÃO: M/12 anos
ANO: 1954
DURAÇÃO: 110 minutos
IMDB: 7,7
OUTRAS INFORMAÇÕES: Sessão comentada por Lauro António no âmbito da Masterclass de História do Cinema, atualmente a passar o ciclo subordinado ao tema Filmes Que Amo

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados