
Jantar de Idiotas
Yellow Star Company
27 e 28 de novembro . 21h00

Yellow Star Company
27 e 28 de novembro . 21h00
Pedro Boto, um editor de sucesso, tem por hábito organizar, com um grupo de amigos, aquilo que denominam “jantares de idiotas”.
Cada organizador do jantar convida um idiota (sem que este saiba que está a ser convidado, por ser um verdadeiro idiota) e, durante o jantar, todos fazem das vítimas “gato-sapato”. É cruel? Sim. É divertido? Bastante! Pelo menos este grupo de amigos diverte-se muito com os idiotas de serviço.
Só que, na noite em questão, Pedro magoa‑se a jogar golfe, fica lesionado nas costas e mal consegue andar. A conselho do seu médico, Dr. Serra, não deve ir ao jantar e deve ficar em casa a recuperar.
Como “um mal nunca vem só”, o seu casamento atravessa uma fase menos boa. Cristina, a sua mulher, detesta esses jantares e o facto de Pedro neles participar. Por esta e por muitas outras razões, ela decide deixar Pedro naquela noite.
Quando Pedro se apercebe, tem consigo em casa o idiota, Abílio Pinhão — que não conhece — mas a quem havia convidado para beber um copo, com o objetivo de o observar antes de o levar para o jantar.
O idiota, muito prestável, tenta ajudar Pedro a resolver o seu problema com Cristina, mas acaba por causar que se reúnam, naquele apartamento:
– Álvaro Brandão, ex‑grande amigo de Pedro, com quem havia cortado relações, porque este lhe teria “roubado” Cristina;
– Marlene Suyrmã, uma mulher apaixonada, que Pedro apenas quer como amante, e que o nosso idiota confunde com a esposa do anfitrião;
– E, por fim, para descobrir onde anda Cristina — que se suspeita ter ido para casa de um playboy —, Pedro recebe a visita do Inspetor das Finanças, mais perspicaz do que o Poirot, capaz de detectar fraudes e fugas ao fisco em qualquer recanto da casa.
Querem saber mais? Só vendo esta maravilhosa comédia, com situações hilariantes onde nem tudo é o que parece! Ou será tudo o que parece? Ou será que nem parece nem é? Ou será que… quem escreveu esta sinopse não tem mais nada para fazer e vai fazer-nos perder tempo numa infindável sucessão de perguntas sem sentido?