A carregar Espetáculos

Espetáculos

Música

HOMENAGEM A JOSÉ CARLOS SCHWARZ

FESTIVAL LÍNGUA TERRA 2025
MANECAS COSTA . KARYNA GOMES . REMMA SCHWARZ
6 DE JUNHO . 21H00

Noite de homenagem especial ao poeta e músico guineense José Carlos Schwarz, uma das figuras mais emblemáticas da resistência cultural e da luta pela independência da Guiné-Bissau.

O tributo tem direção artística de Manecas Costa, um dos mais consagrados músicos da África lusófona.

A noite conta com a presença de artistas que dão continuidade ao legado de Schwarz com talento e emoção.

Karyna Gomes, cantora de força e sensibilidade ímpares, traz as suas raízes guineenses e uma carreira já consolidada em Portugal.

A ela junta-se Remna Schwarz, filho de José Carlos, cuja voz contemporânea honra o percurso do pai e representa uma nova geração de criadores africanos, profundamente comprometida com a memória, a identidade e a transformação.

José Carlos Schwarz (1949-1977)
Fundador do grupo Cobiana Djazz, foi uma voz incontornável da cultura guineense. Através da música em crioulo e de letras fortemente politizadas, tornou-se um símbolo da luta anticolonial, tendo a sua obra atravessado fronteiras e gerações.

Canções como “Ke Ki Mininu Na Tchora” e “Mindjeres di Panu Pretu” continuam a ecoar como hinos de liberdade e resistência.

O concerto-homenagem propõe não apenas recordar a obra de José Carlos Schwarz, mas celebrar a sua importância no contexto das independências africanas de expressão portuguesa, reafirmando o papel da cultura como espaço de liberdade, afirmação e continuidade histórica.

Detalhes

Data:
6 Junho. 2025
Hora:
21:00 - 22:30
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: 10€ . Bilheteira Online
SINOPSE: O Festival Língua Terra, focado na expressão musical das culturas lusófonas, apresenta um espetáculo de homenagem a José Carlos Schwarz, com direção artística de Manecas Costa e as participações de Karyna Gomes e Remna Schwarz

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados