
Disney: As comédias de Alice
(Alice Comedies)
Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo
16 de outubro . 16h00
(Alice Comedies)
Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo
16 de outubro . 16h00
Sessão do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, com a compilação de cinco animações de Walt Disney – “Alice: um dia no mar”, “Alice: uma história duvidosa”, “Alice: uma aventura assombrada”, “Alice, a flautista” e “Alice: um dia nas corridas” – sobre as aventuras de uma menina chamada Alice.
As curtas-metragens da série “Alice Comedies”, foram produzidas entre 1924 e 1927, sendo a primeira incursão de Walt Disney no género, que apenas atingiria maturidade décadas depois: a combinação de personagens reais com animação. As curtas-metragens contam as peripécias e aventuras de Alice e do seu cão, que são as únicas personagens de “carne e osso” no mundo imaginário de animação.
A música que acompanha o filme é de João Silva e André Hencleeday, musicada ao vivo pelos Disruption Ensemble, banda de João Silva e André Hencleeday, com acompanhamento de alunos do Conservatório Regional de Setúbal.
A narração é de Célia David, do TAS – Teatro Animação de Setúbal.
COMPOSITORES
Disruption Ensemble. A convite do município para desenvolver uma residência artística, a Associação Disrupção, através do João Silva e André Hencleeday, formou um ensemble com alunos do Conservatório Regional de Setúbal com o objetivo de apresentar a criação de uma banda sonora para as diversas curtas-metragens da série Alice Comedies, inserido num workshop de criação musical no âmbito do Festival Film Fest. João Silva é trompetista, professor e investigador. A sua carreira, eclética e multifacetada, centra-se particularmente na esfera da interpretação do repertório contemporâneo do instrumento, tendo tocado em alguns dos mais importantes festivais e salas de concerto por toda a Europa. André Hencleeday é um performer e compositor. Atua e grava regularmente com ensembles no domínio da música improvisada, trabalhando regularmente com Ernesto Rodrigues. Foi assistente de Miguel Azguime no O’Culto da Ajuda. Mais recentemente, estreou-se como solista na peça Inferno de Nuno da Rocha, com o Coro e Orquestra Gulbenkian na Fundação Calouste Gulbenkian.
Conservatório Regional de Setúbal. Fundado em 1988, tem-se pautado ao longo da sua existência como um projeto de reconhecida qualidade artística, tendo desde a sua fundação o estatuto de utilidade pública. É dotado de autonomia pedagógica e ministra o curso básico de música, e os secundários de instrumento, de formação musical, e de canto. Este estabelecimento ministra o ensino da música a milhares alunos, dos mais variados escalões etários, tendo contribuído para a sua formação cultural, artística e cívica.