A carregar Espetáculos

Espetáculos

Cinema

Belarmino

DE FERNANDO LOPES
CICLO “A HISTÓRIA RESUMIDA DO CINEMA PORTUGUÊS EM 22 FILMES”
SELEÇÃO DE FREDERICO CORADO
7 de novembro . 19h00

Uma história de solidão, medo e derrota. Um retrato diferente da cidade de Lisboa.

Ao longo de uma entrevista, o antigo pugilista Belarmino Fragoso (1931-1982) conta a história da sua vida.

Descreve a ascensão de engraxador de sapatos a campeão de boxe, das origens humildes para uma popularidade inesperada. Os sonhos e as ilusões frustradas na vergonhosa exploração a que foi sujeito no mundo do boxe e que o voltou a lançar na miséria assim que deixou de dar a ganhar o dinheiro que nunca teve.

Filme de estreia de Fernando Lopes, Belarmino é uma crónica biográfica, mistura de documentário e drama social. Descreve a infeliz trajetória de um engraxador de sapatos a grande pugilista, contrapondo ao amargo e rude discurso de Belarmino a evocação nostálgica de Lisboa que o ex-campeão percorre com irónico desprendimento.

Ciclo “A História Resumida do Cinema Português em 22 Filmes”

Ciclo que pretende dar a conhecer de uma forma muito breve o percurso do cinema português nos últimos 126 anos, começando no cinema mudo até aos últimos filmes estreados em sala.

São focadas as décadas mais importantes do cinema português, os movimentos mais relevantes, alguns dos realizadores mais influentes e alguns dos filmes que mais marcaram a nossa cinematografia assim como algumas pérolas pouco vistas. E tudo apenas em 22 filmes.

Detalhes

Data:
7 Novembro
Hora:
19:00 - 20:00
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: Entrada livre
SINOPSE: O retrato de um antigo campeão de boxe e a sua irónica trajetória da miséria à fama e da fama de volta à miséria.
REALIZAÇÃO: Fernando Lopes
ELENCO: Belarmino Fragoso, Jean Pierre Gebler, Teresa N. Bastos, Bernardo Moreira, Júlia Buisel, Albano Martins e a mulher e a filha de Belarmino – Maria Amélia e Ana Paula  
COLABORAÇÃO TÉCNICA E ARTÍSTICA: Baptista-Bastos, Manuel Ruas, Fernando Matos Silva
GÉNERO: Drama
ANO: 1964
DURAÇÃO:  72 minutos
IMDB: 7,6

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados