A carregar Espetáculos

Espetáculos

Teatro

As Alegres Comadres de Windsor

TAS – Teatro Animação de Setúbal
Dias 25 e 26 . 21h30
Dia 27 . 17h00

“As Alegres Comadres de Windsor”, de William Shakespeare, obra publicada em 1602, foi escrita a pedido da rainha Isabel I, que igualmente solicitou ao autor que incluísse a personagem que muito admirava, John Falstaff, um famoso fanfarrão e boémio que aparece em “Henrique IV”.

Surge, então, “As Alegres Comadres de Windsor”, peça que relata as peripécias de Falstaff , um fidalgo decadente, ao tentar seduzir duas mulheres casadas que geriam o dinheiro dos maridos, com o único intuito de levar vantagem financeira.

Falstaff só não sabia que elas eram comadres e, assim que descobrem o plano, decidem vingar-se, desmascarando o Don Juan, protagonista deste enredo.

A ação desenrola-se em cinco atos repletos de sucessivos equívocos, enganos e simulações, a um ritmo hilariante.

Profundamente atual pela sua ironia e pela sua mordacidade, apresenta uma visão satírica e crítica sobre aqueles que procuram tirar partido da condição feminina para atingir outros objetivos e se promoverem económica e socialmente.

Ao mesmo tempo, ridiculariza os maridos que, desconfiando permanentemente das mulheres, fazem do ciúme a arma da sua conduta e caem no ridículo pelos excessos que são levados a cometer.

A peça As Alegres Comadres de Windsor diferencia-se da restante obra dramática do autor por algumas particularidades como por exemplo, ser a única escrita em prosa e retratar o quotidiano da classe média provinciana. 

Detalhes

Data:
27 Março. 2022
Hora:
17:00
Categoria de Espetáculo:

Outro

Barra lateral

BILHETES: 10 €

SINOPSE: Obra de Shakespear sobre um fidalgo sem escrúpulos que se tenta aproveitar de mulheres casadas para lhes roubar as fortunas, sem saber que o seu plano já foi descoberto.

AGENDA: Dias 25 (sexta-feira) e 26 (sábado), às 21h00. Dia 27 (domingo), data em que se assinala o Dia Mundial do Teatro, às 17h00

AUTORIA: William Shakespeare

TRADUÇÃO: Carlos Alberto Nunes

ADAPTAÇÃO E ENCENAÇÃO: Miguel Assis

INTERPRETAÇÃO: André Cortina, Cláudio Pinela, Cristina Cavalinhos, Diogo Leiria, Duarte Victor, Fernando Casaca, Inês Tavares, Isabel Ganilho, João Brás, José António Duarte, Leonor Alcácer, Mário Lobo, Miguel Assis, Olavo Nóbrega, Ricardo Guerreiro Campos, Ricardo Magro

CENOGRAFIA E DESIGN DE COMUNICAÇÃO: Luís Valido

FIGURINOS E ADEREÇOS: Sara Rodrigues

DESIGN DE LUZ: José Santos

SONOPLASTIA: Álvaro Presumido

COMUNICAÇÃO: Jorge Bruno, Evsportugal

FOTOGRAFIA: Pedro Soares

CONTRARREGRA: João Carlos Fonseca

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIO: Fundação Joana Vasconcelos

MONTAGEM: Rui Curto

CABELEIREIRAS: Cláudia Fernandes, Isabel Figueiredo, Luísa Mendão

ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO: Inês Tavares

SECRETARIADO: Ângela Rosa

ESTAGIÁRIOS: Daniel Janeiro e Laura Silva

 

©  . Fórum Municipal Luísa Todi . Todos os direitos reservados