23 Março 21:00
Uma Vida Difícil

Onde: Sala Principal

Custo: Entrada Livre

Uma vida dificil (poster) Título: Lauro António Masterclass: “Uma Vida Difícil" (Una vita difficile)
Sinopse: Obra que alterna entre a comédia e a crítica social, com o objetivo de provocar uma profunda reflexão sobre a sociedade italiana da época
Realização: Dino Risi
Com: Alberto Sordi, Lea Massari, Franco Fabrizi
Género: Comédia | Drama | Guerra
Ano: 1961
Duração: 113 min
IMDB: 8,1
Agenda: 23 de março, segunda-feira, 21h00
Bilhetes: Entrada livre
Outras Informações: M/12. Ciclo Lauro António - Masterclass de História do Cinema "A Idade de Ouro do Cinema Italiano" (anos 40 aos anos 70)

Antigo membro da resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial e atual colunista de um jornal de esquerda, Silvio Magnozzi tenta manter vivos os ideais políticos na Itália dos anos 50, mas acaba por ser preso e abandonado pela mulher e o filho.

Anos depois, após renunciar aos princípios que defendia, Silvio volta para reconquistar a família. No entanto, esta nova vida vai trazer novos dilemas morais…

A sessão insere-se no segundo ciclo Lauro António – Masterclass de História do Cinema, focado no tema “A Idade de Ouro do Cinema Italiano” (anos 40 aos anos 70).

Fellini, De Sica, Risi, Visconti, Rosselini e Antonioni são os realizadores escolhidos pelo crítico de cinema para retratar as três décadas em que a cinematografia italiana se destacou, impondo-se logo a seguir à II Guerra Mundial, num movimento que ficou conhecido como neorrealismo.

Como em todas as sessões, Lauro António marca presença no Fórum Municipal Luísa Todi onde comenta as obras em projeção.