11 Fevereiro 17:00
Cantar Setúbal em Fado

Onde: Sala Principal

Custo: 5 €

Título: "Cantar Setúbal em Fado"
Sinopse: Susana Martins convida Carla Lança, Joana Lança e Sara Margarida para cantarem o fado com poesia setubalense
Agenda: 11 de fevereiro, domingo, 17h00
Bilhetes: 5 €

O projeto “Cantar Setúbal em Fado” foi apresentado em concerto no Dia da Cidade, 15 de setembro, encerrando as comemorações bocagianas em frente dos Paços do Concelho.

Nessa noite, apesar do frio e do vento, o público manteve-se fiel ao longo de quase hora e meia de espetáculo, protagonizado pelas vozes de Susana Martins, Carla Lança, Joana Lança e Sara Margarida, acompanhadas na guitarra portuguesa por Manuel Carlos Casalão Zorro e Jorge Pimentel e, na viola de fado, por Carlos Pinto e Albano Almeida.

“Cantar Setúbal em Fado” é um projeto concebido, sonhado e desenhado por Susana Martins, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e que, em breve, será gravado e editado nos estúdios da Casa da Cultura.

Susana Martins com uma carreira já longa na música popular, como Xena, aventurou-se recentemente na área do fado. Lançou o primeiro álbum e facilmente conseguiu um lugar entre as mais requisitadas vozes da nova geração fadista setubalense. “Este projeto é a melhor forma de agradecer o tanto que me têm dado neste tão pequeno percurso fadista”, explica Susana Martins, adiantando que o caminho nem sempre foi fácil, “depois de tantas pessoas me dizerem que nunca seria fadista, basta uma que nos olhe nos olhos e diga ‘tu és capaz’ para nunca mais duvidarmos das nossas capacidades”. Foram esses impulsos que a levaram a seguir em frente e a criar “Cantar Setúbal em fado”.

Para este projeto convidou três fadistas, Carla e Joana Lança e Sara Margarida,  com as quais mantém uma forte relação de amizade e cumplicidade. O convite estendeu-se aos músicos que a incentivaram a cantar o fado e aos poetas e letristas que, de forma espontânea, lhe ofereceram poemas para que pudesse também cantar temas originais.

Para já o projeto conta com poemas originais que versam sobre Setúbal, escritos por autores setubalenses e cantados em músicas de fados tradicionais, mas a ideia é, numa próxima fase, juntar aos poemas músicas inéditas também de compositores setubalenses.

Aos poemas de Alexandrina Pereira, José Gago, José Raposo, João Imaginário, Natália Abreu, Mário Soeiro, Nicolau Tavares, José Crispim e Rui do Cabo juntam-se três verdadeiros hinos cantados à cidade de Setúbal: “Rio Azul”, de Mário Regalado e Laureano Rocha; “Desejo de voltar”, também de Mário Regalado, e “A mais bela baía”, de Manuel Carlos, foram os temas escolhidos para serem cantados a quatro vozes e que foram fortemente acolhidos pelo público.

Em menos de uma semana, a versão de “Rio Azul” chegou perto das dez mil visualizações no facebook, com centenas de partilhas, o que demonstra a forma como o projeto foi bem aceite pelo público.