1 Outubro 21:30
Orquestra Metropolitana de Lisboa

Onde: Sala Principal

Custo: 12 €

Título: "Orquestra Metropolitana de Lisboa"
Sinopse: Apresentação da Sinfonia n.º 2 de R. Strauss e da Sinfonia n.º 4 de Tchaikovski. Espetáculo que assinala o dia Mundial da Música e o desaparecimento da cantora lírica Luísa Todi
Direção: Maestro Pedro Amaral
Agenda: 1 de outubro, quarta-feira, 21h30
Bilhetes: 12 €

A Orquestra Metropolitana de Lisboa regressa ao Fórum Municipal Luísa Todi para apresentar um concerto comemorativo do Dia Mundial da Música.

A atuação é conduzida pelo maestro Pedro Amaral.

A Metropolitana de Lisboa apresenta a Sinfonia n.º 2, Op. 12, de Richard Strauss, e a Sinfonia n.º 4, Op. 36, de Tchaikovski.

A primeira obra do concerto, de Richard Strauss, constitui uma oportunidade pouco frequente de ser apreciada numa sala portuguesa, tratando-se de uma peça que assinala um ponto de viragem na carreira do compositor alemão, inspirada em sonoridades de Schumann e Brahms.

A segunda, de Tchaikovski, é uma obra de cunho mais pessoal, inclusivamente, como o próprio compositor russo o admitiu, de pendor autobiográfico, apresentando-se como uma reflexão sobre o conceito de destino, tema que vira ser abordado na Quinta Sinfonia de Beethoven.

O concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, além do Dia Mundial da Música, assinala igualmente a data do desaparecimento da cantora lírica setubalense Luísa Todi, a 1 de outubro de 1833.