20 Dezembro 21:30
Concerto de Natal da Juventude

Onde: Sala Principal

Custo: 5 €

Título: "Histórias da Mãe Ganso - Concerto de Natal da Juventude"
Sinopse: A Orquestra Académica Metropolitana apresenta "Sinfonia dos Brinquedos", de Leopold Mozart, "Ma Mère l'Oye", de Ravel, e Sinfonia n.º 40, K.550, de Wolfgang Amadeus Mozart
Direção Musical: Maestro Jean-Marc Burfin e/ou alunos do Curso de Direção de Orquestra da Metropolitana
Solistas: Encenação com recitante e alunos do Conservatório da Metropolitana (em "Ma Mère l'Oye")
Agenda: 20 de dezembro, sábado, 21h30
Bilhetes: 5 €

Existe no Natal um lugar muito especial sempre reservado para os mais novos. Foi a pensar neles, e nas suas famílias, que a Orquestra Académica Metropolitana, através dos alunos do Curso de Direção de Orquestra da Metropolitana, preparou o espetáculo “Histórias da Mãe Ganso – Concerto de Natal da Juventude”, que subirá ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi em plena quadra natalícia.

Tem início com a obra mais conhecida de Leopold Mozart, pai de Wolfgang. Originalmente intitulada “Sinfonia das Crianças”, chama-se hoje “Sinfonia dos Brinquedos” e usa instrumentos de brincar, que serão aqui tocados por alguns dos mais jovens alunos do Conservatório da Metropolitana.

Depois revela-se um mundo de fantasia, com “Ma mère l’oye”, Op. 60, de Maurice Ravel e inspirada em contos de Charles Perrault, tais como “A Bela Adormecida” e “O Polegarzinho”.

Esta suite orquestral evoca a “Mãe Ganso”, essa figura lendária de mulher do campo que contava histórias às crianças. Com narração de Susana Henriques e atuação de alunos do Conservatório da Metropolitana.

Após um breve intervalo, surge toda a irreverência do filho Mozart, através da penúltima sinfonia, a n.º 40, K.550. Ainda que o compositor austríaco contasse mais de trinta anos quando a escreveu, apetece dizer que esta obra foi escrita por uma criança, tal é a energia, a imaginação e a espontaneidade que sempre nos transmite, apesar de ser tão conhecida e tantas vezes tocada.

O espetáculo é dirigido pelo maestro Jean-Marc Burfin e/ou por alunos do Curso de Direção de Orquestra da Metropolitana.