2 Março 21:00
A Ultrapassagem

Onde: Sala Principal

Custo: Entrada Livre

IlSorpasso_cartaz Título: Lauro António Masterclass: “A Ultrapassagem" (Il Sorpasso)
Sinopse: A história de Bruno, um homem bem sucedido que é transformada em modelo de vida para Robert, um jovem estudante que é muito tímido e arrumado
Realização: Dino Risi
Com: Vittorio Gassman, Jean-Louis Trintignant, Catherine Spaak
Género: Comédia | Drama
Ano: 1962
Duração: 103 min
IMDB: 8,2
Agenda: 2 de março, segunda-feira, 21h00
Bilhetes: Entrada livre
Outras Informações: M/12. Ciclo Lauro António - Masterclass de História do Cinema "A Idade de Ouro do Cinema Italiano" (anos 40 aos anos 70)

A sociedade Italiana dos anos 60 é retratada com elevada mestria através da objetiva de Dino Risi, sendo mesmo considerada uma das obras-primas da comédia italiana e um dos melhores filmes do realizador.

Bruno, o homem de quarenta anos, obcecado pela fúria de viver e pelo medo de envelhecer leva Roberto, um tímido estudante universitário para uma viagem de carro, durante dois dias, pelas estradas de Roma e da Toscana.

O tempo que Roberto e Bruno passam juntos é divertido ainda que, à vezes, se assista a um confronto subtil entre duas personalidades distintas e a uma passagem do registo cómico para o sério.

Nesse período, os dois amigos vivem uma série de encontros e desencontros, aventuras e desventuras, as quais acabam num final absolutamente surpreendente.

A sessão insere-se no segundo ciclo Lauro António – Masterclass de História do Cinema, focado no tema “A Idade de Ouro do Cinema Italiano” (anos 40 aos anos 70).

Fellini, De Sica, Risi, Visconti, Rosselini e Antonioni são os realizadores escolhidos pelo crítico de cinema para retratar as três décadas em que a cinematografia italiana se destacou, impondo-se logo a seguir à II Guerra Mundial, num movimento que ficou conhecido como neorrealismo.

Como em todas as sessões, Lauro António marca presença no Fórum Municipal Luísa Todi onde comenta as obras em projeção.