4 Maio 21:00
A Terra Treme

Onde: Sala Principal

Custo: Entrada livre

A Terra Treme (cartaz) Título: Lauro António Masterclass: “A Terra Treme" (La Terra Trema - Episodio del Mar)
Sinopse: Filme dedicado à vida dos pescadores sicilianos, sujeitos ao trabalho árduo e mal pago, numa exploração sem escrúpulos pelos comerciantes do mercado grossista
Realização: Luchino Visconti
Com: Luchino Visconti, Antonio Pietrangeli, Antonio Arcidiacono
Género: Drama
Ano: 1948
Duração: 160 min
IMDB: 7,9
Agenda: 4 de maio, segunda-feira, 21h00
Bilhetes: Entrada livre
Outras Informações: M/12. Ciclo Lauro António - Masterclass de História do Cinema "A Idade de Ouro do Cinema Italiano" (anos 40 aos anos 70)

Numa vila costeira da Sicília, os pescadores levam uma vida árdua e pobre, retirando do trabalho apenas o suficiente para alimentarem as famílias.

Em contrapartida, os grossistas ficam com a esmagadora maioria do lucro proveniente das fainas, subjugando de forma psíquica, física e economicamente a comunidade piscatória.

Dado momento, um dos pescadores, mais viajado graças o serviço militar que prestou, resolve lutar pela independência, penhorando a casa no banco para comprar um barco e deixar de prestar contas aos grossistas.

Tudo se transforma num pesadelo quando a embarcação naufraga e, endividado, o homem vê-se no desemprego e repudiado pelos monopolizadores da economia local e até mesmo pelos seus pares, com desdém pela audácia em querer ter sido diferente.

Luchino Visconti apresenta aqui um dos primeiros filmes da era neo-realista, filmado quase em estilo de documentário e no qual usa como elenco pescadores genuínos da vila siciliana Aci Trezzi.

A sessão insere-se no segundo ciclo Lauro António – Masterclass de História do Cinema, focado no tema “A Idade de Ouro do Cinema Italiano” (anos 40 aos anos 70).

Fellini, De Sica, Risi, Visconti, Rosselini e Antonioni são os realizadores escolhidos pelo crítico de cinema para retratar as três décadas em que a cinematografia italiana se destacou, impondo-se logo a seguir à II Guerra Mundial, num movimento que ficou conhecido como neorrealismo.

Como em todas as sessões, Lauro António marca presença no Fórum Municipal Luísa Todi onde comenta as obras em projeção.