26 Janeiro 21:00
A Doce Vida

Onde: Sala Principal

Custo: Entrada livre

A Doce Vida (cartaz) Título: Lauro António Masterclass: “A Doce Vida" (La Dolce Vita)
Sinopse: A vida mundana, fútil e efémera da Roma do pós-guerra retratada através da história de um jornalista da imprensa cor-de-rosa e das suas relações amorosas
Realização: Federico Fellini
Com: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée
Género: Comédia | Drama
Ano: 1960
Duração: 166 min
IMDB: 8,1
Agenda: 26 de janeiro, segunda-feira, 21h00
Bilhetes: Entrada livre
Outras Informações: M/12. Ciclo Lauro António - Masterclass de História do Cinema "A Idade de Ouro do Cinema Italiano" (anos 40 aos anos 70)

Um colunista social e a vida boémia que leva são o ponto de partida para um filme considerado por muitos como uma das obras-primas de Federico Fellini e do cinema do século XX.

Nesta obra, em que Fellini marca uma transição do neorrealismo para o simbolismo, é feita uma crítica aberta a uma sociedade que via como decadente, despida de valores, entregue ao sexo e às drogas e sem soluções para as adversidades da vida a não ser o recurso ao suicídio.

A sessão insere-se no segundo ciclo Lauro António – Masterclass de História do Cinema, focado no tema “A Idade de Ouro do Cinema Italiano” (anos 40 aos anos 70).

Fellini, De Sica, Risi, Visconti, Rosselini e Antonioni são os realizadores escolhidos pelo crítico de cinema para retratar as três décadas em que a cinematografia italiana se destacou, impondo-se logo a seguir à II Guerra Mundial, num movimento que ficou conhecido como neorrealismo.

Como em todas as sessões, Lauro António marca presença no Fórum Municipal Luísa Todi onde comenta as obras em projeção.